Trazemos até si o melhor da cozinha tradicional alentejana.

Sobre Nós

Junto à Praça do Giraldo está o restaurante Café Alentejo®. Estalagem Real desde o século XV, muitos mistérios se guardam aqui: nas arcadas ogivais do interior, no estuque em carmim ou nas mesas com tampos em mármore, dispostas sobre geometrias coloridas do chão. Este é um lugar especial, que o tom dos candeeiros acentua ao final do dia.

Depois da Estalagem Real, o Café Alentejo® foi Casa de Pasto até aos anos 90, onde os segredos da cozinha tradicional sempre continuaram, ao balcão.

Este conhecimento foi resgatado em 1999 pela Rita Simão. Nascida Eborense e proprietária do Café Alentejo®, através do seu empreendedorismo e paixão pela cozinha alentejana, reuniu a sua história e cultura, transformando este espaço de séculos, numa das referências gastronómicas e de charme de toda a região.

É este património abundante e familiar o que se saboreia à mesa: na textura aveludada da sopa de cação, nos espargos salteados com delicadeza no azeite, nos segredos da doçaria conventual, na raridade gastronómica que é o rabo de boi estufado em vinho tinto.

Estes sabores, cheiros e história que o tempo soube guardar, fazem do Café Alentejo® e de Évora, Património Mundial, numa partilha que a Rita sempre celebra com vinho alentejano.

Aqui, há uma viagem pelo tempo e tradição Alentejana, pela qual ninguém deve esperar…

Carta

Existe uma verdade em tudo o que se serve à mesa do Café Alentejo®. Qual? Ela começa na excelência dos produtos, na qualidade da sua origem e na sustentabilidade praticada no montado, no vagar dos seus ciclos ancestrais (o pão, a azeitona, a bolota, o gado criado em liberdade – aqui, a natureza, simplesmente, deixa-se acontecer). Esta verdade culinária do Café Alentejo® servida a cada empratamento, faz-se, também, na sabedoria que envolve os pratos típicos (sopa de cação, rabo de boi estufado em vinho tinto) aquecendo-os com o coração e nos segredos da doçaria conventual, no pudim de queijo de Serpa ou no respeito pela tradição familiar, num universo preservado por gerações, que se delicia e nos enche de felicidade, refinando-o de ervas aromáticas. Do princípio ao fim, no Café Alentejo®, é todo este amor ao próprio Alentejo, o que se propõe em cada prato.

Mas sendo isto de grande valor – essa franqueza posta à mesa e de que a Rita Simão cuida todos os dias, para que cada visitante possa saborear – importa, sobretudo, celebrar o incrível milagre de se viver, bebendo bem e comendo sempre melhor

Bem vindos ao Café Alentejo® – a arte dos sabores da vida!

Vinhos

O Alentejo é uma referência dos vinhos portugueses. Por isso, a garrafeira do Café Alentejo® dedica particular atenção à sua carta: nela, cuida-se de uma vasta coleção de rótulo das regiões produtoras do país (Douro, Bairrada, Dão, Setúbal, Lisboa). Estas escolhas mantidas entre paredes do séc XV, são valorizadas pelo facto do Café Alentejo® e a Rita Simão produzirem, também, vinho alentejano – HONORIS, de seu nome.

Esta paixão vínica – o seu envolvimento na escolha das castas, na produção dos blends – e sobretudo, o gosto nas combinações que cada vinho alcança com a gastronomia alentejana, fazem do Café Alentejo® um guardião do vinho desta região.

Se o momento é especial, esta incrível garrafeira (com mais de 250 rótulos) está disponível para eventos e provas particulares ou empresariais. Uma coisa é certa: no Café Alentejo®, as sugestões de vinhos enriquecem os sabores e os cheiros que são servidos à mesa, para si, ou em eventos exclusivos, tornando a experiência gastronómica no Alentejo, ainda mais suculenta nas memórias e épica nas alegrias.

O que fazer

Para os que querem vir ao Alentejo, um conselho: não façam planos! Deixem que o Alentejo, no seu vagar, na sua lonjura, faça acontecer as coisas… O melhor da vida, muitas vezes, acontece ao sabor do acaso!

De qualquer modo, e porque uma aventura menos programada não é algo que todos apreciem, o Café Alentejo® deixa algumas sugestões para que a experiência na região se torne um lugar ao qual querem regressar.

Na Cidade de Évora | Sugestões de Visita

Além dos lugares obrigatórios (Cromeleque dos Almendres, Templo de Diana, Sé Catedral, Universidade de Évora, Igreja de São Francisco, Praça do Giraldo e Café Alentejo) há todo um conjunto de monumentos e lugares que, não sendo parte do circuito de visitas habitual – no qual se inclui a Capela dos Ossos – devem ser visitados. Sobretudo porque representam um lado de Évora que poucos ouvem falar: a do lugar do Renascimento Português, dos séculos XV e XVI. Assim, além de se perder pelos recantos e ruas do centro histórico (algo que não conseguirá evitar), ou então deixar-se fascinar pelas cores do pôr do sol no Jardim de Diana, sugerem-se os seguinte locais de visita:

Palácio da Inquisição e Casas Pintadas
Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
Paço de São Miguel
Palácio do Cadaval e Igreja de São João Evangelista

Depois destes magníficos lugares, todas as propostas gastronómicas do Café Alentejo® terão ainda mais sabor, sendo o melhor final para um dia incrível!

Fora de Évora | Sugestões de Visita

O Alentejo, na sua riqueza de tradições, história e cultura, oferece muitas alternativas de visita ao longo do seu território. Aqui ficam algumas, ao redor da cidade de Évora.

Elvas, Património da Humanidade UNESCO, a Sé Catedral e Conjunto Fortificado do Forte da Graça
Vila de Arraiolos e sua tapeçaria
• Vila Viçosa, o seu Paço Ducal assim como a Armaria e a Colecção de Carruagens
Estremoz com o seu Castelo e Torre Medieval e todo o conjunto arquitectónico que a envolve

E se no fim desta experiência pelos sabores e tradições do território e sua cultura, quiser saber ainda mais sobre o Alentejo, deixar envolver-se neste ritmo que aprecia o valor da vida, que lhe dá o tempo necessário ao encantamento, venha ao restaurante e fale com a Rita Simão. Não encontrará ninguém mais apaixonado pela sua terra e suas gentes.

Sempre no Café Alentejo®!

pt_PT